top of page

Seu benefício foi negado? Saiba o que fazer

Atualizado: 26 de abr. de 2024


Você fez o pedido de um benefício no Meu INSS e teve ele negado? E ai achou que não tinha mais o que fazer? Bom, a boa notícia é que existem sim algumas alternativas para reverter essa situação.


Isso não quer dizer que você não tem direito ao benefício que está buscando. Por isso muitas vezes é importante contar com a ajuda de um advogado especialista na área. Muitas pessoas quando recebem a negativa do INSS acabam desistindo de conseguir o seu auxílio doença, pensão por morte, aposentadoria por invalidez ou algum outro benefício, por acharem que não tem direito ou simplesmente por não saberem mais o que fazer.


Claro, pode acontecer da pessoa realmente não ter direito ao beneficio, e tudo isso tem que ser avaliado, porém as vezes, podem acontecer de existir somente alguns erros de documentação ou falta de cumprimento de chamada de exigência.



COMO EVITAR QUE SEU PEDIDO SEJA NEGADO?




Antes de enviar a documentação pelo meu INSS, verificar se todas estão corretas. Por exemplo o CNIS, por muitas vezes podem conter erros, seja por que o empregador não fez o registro correto ou até mesmo por erro do INSS.


Verificar se todos os documentos padrões foram corretamente anexados no requerimento, como CPF, RG e comprovante de endereço atualizado em nome do segurado.


Sempre ficar de olho no site do INSS e na caixa de e-mail, pois pode ser pedido pelo INSS em meio ao processo do pedido, que seja feito o cumprimento de chamada de exigência. E caso você não veja o pedido ou não anexe os documentos que são pedidos nessa exigência, você terá seu benefício negado.




MAS E SE O PEDIDO JÁ FOI NEGADO, O QUE FAZER?




A partir da negativa abre o prazo de 30 dias para recorrer da decisão. Nesse momento a primeira coisa a se fazer e analisar o porque da negativa do processo administrativo. Isso você encontra no site do Meu INSS.


Ao analisar esse documento você saberá o que precisa fazer e apontar para o INSS para recorrer da decisão dele e ter seu pedido aprovado.


Mas cientes que ainda é possível acontecer a negativa do INSS.  E depois dessa nova negativa do benefício ainda nos resta entrar com um processo judicial.


Por isso é muito importante a ajuda de um advogado para auxiliar tanto no pedido quanto na elaboração do recurso. Quanto maior a experiência maiores são as chances de conseguir o benefício.

 
 
 

Comentários


Ficou com dúvidas? Entre em contato

410201-PD391H-802_edited.jpg

Obrigado pelo envio!

bottom of page